Aprovado em Aviso n.º 


Dr. Arnaldo Costeira

COORDENADOR
Dr. Arnaldo Costeira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Candidatura Online Pedido de Informação

QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]


O Curso Técnico Superior Profissional em Marketing Digital, com especialização em Gestão de Redes Sociais surge em resposta à crescente necessidade de profissionais capazes de interpretar os novos paradigmas da comunicação, moldados pela tecnologia e por consumidores cada vez mais familiarizados e activos nas plataformas digitais. Numa era cada vez mais globalizada e tecnologicamente avançada surge a necessidade, das empresas se posicionarem online como forma de chegarem aos seus consumidores 24h por dia. Através da internet, as marcas procuram cada vez mais atingir o seu público-alvo e este torna-se um meio preferencial para divulgação de vantagens, mais-valias e benefícios dos seus produtos e serviços em relação à concorrência. Consequentemente, e devido à possibilidade de medição concreta de resultados e retorno do investimento, os orçamentos de marketing das empresas contemplam cada vez mais os meios digitais.

Todos os estudos de desenvolvimento sustentável indicam que, até 2020, serão criados mais de 12000 pontos de trabalho na área comercial, marketing, comunicação e informação, ampliando a necessidade de contratação de técnicos de CRM/ Marketing Relacional e E-Commerce. Existe, portanto, uma necessidade cada vez maior de profissionais altamente capacitados e autónomos na gestão de conteúdos digitais e na definição de estratégias de comunicação integrada e de marketing digital, que constituem um número muito expressivo de oportunidades de criação de emprego nesta área.

PERFIL PROFISSIONAL

O/A Técnico/a Superior Profissional em Marketing Digital é o/a profissional capaz de planear, gerir, executar e avaliar estratégias de marketing digital, que permitam potenciar a presença das empresas, produtos e marcas no meio online.

É ainda o/a profissional com competências e capacidades para editar, conceber, publicar, gerir e monitorizar conteúdos digitais em redes sociais e plataformas de comunicação digital.

ACTIVIDADES PRINCIPAIS

  • Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online 
  • Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital 
  • Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital 
  • Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online 
  • Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores 
  • Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias 
  • Planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorre 
  • Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online 
  • Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital 

PLANO DE ESTUDOS

1º ANO

HORAS ECTS
Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa 30 3
Inglês 30 3
Introdução ao Marketing 30 3
Gestão Empresarial 30 4
Legislação e e-commerce 45 4
Digital Branding e Reputação Online 30 3
Atelier de Criatividade e Inovação 60 6
Design de Interactividade 45 4
Relatórios, Analytics e Business Intelligence 45 3
Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais 60 6
TWebdesign e Search Engine Optimization [SEO] 60 6
Search Engine Marketing [SEM] 45 3
Ferramentas de Produção de Conteúdos 60 6
E-mail Marketing 60 6
2º ANO HORAS ECTS
Comportamento e Pefil do Consumidor               45 3
Gestão de Projectos e Empreendedorismo Digital 45  3
Marketing de Conteúdo Multimédia e Copyright 60 5
Mobile Marketing 30 5
Laboratório de Produção de Conteúdos 60 6
Plano de Marketing Digital 360 60 8
Estágio Curricular 665 30